segunda-feira, 1 de agosto de 2022

cultura genial: literatura e cinema.

https://www.culturagenial.com/
Escolhido por Thalita

Lançado em 2020 no Brasil, esse é um romance visceral da colombiana Pilar Quintana, voz importante na literatura contemporânea da América Latina.
Exibe a história de Damaris, uma mulher humilde que divide sua vida com Rogelio, mas sente uma profunda solidão e frustração por não ter conseguido gerar filhos.
Assim, ela resolve adotar uma cachorra, o que a colocará diante de situações e emoções intensas e contraditórias, como é comum também na maternidade.
Escrito durante o puerpério da própria autora, ou seja, pouco depois dela dar à luz, A cachorra foi recebido com muito entusiasmo pela crítica e público, ganhando o prêmio Biblioteca de Narrativa Colombiana em 2018.

O casebre em que moravam era de madeira e estava em mau estado. Quando caía uma tempestade, tremia com os trovões e balançava com o vento, a água entrava pelas goteiras do teto e pelas frestas nas tábuas das paredes, tudo ficava frio e úmido, e a cadela punha-se a choramingar.
Fazia muito tempo que Damaris e Rogelio dormiam em quartos separados, e nestas noites ela se levantava depressa, antes que ele pudesse dizer ou fazer algo.
Tirava a cachorra da caixa e ficava com ela na escuridão, acarinhando-a, morta de susto por causa das explosões dos raios e da fúria do vendaval, sentindo-se diminuta, menor e menos importante no mundo do que um grão de areia do mar, até que a cachorra se aquietava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário